Boitatá

Histórias de serpentes gigantescas existem nas culturas de quase todas as civilizações humanas. Por isso, em “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”, Gerard e Oludara se conhecem por causa de duas histórias de serpentes em lados opostos do mundo. Oludara conta a história do Dragão Africano, e Antonio Dias Caldas e Diogo falam da sua batalha contra outra serpente de proporções imensas: o Boitatá.

O Boitatá é um dos monstros mais antigos e famosos do Brasil. Seu nome vem do Tupi “mboi” (serpente) e “tatá” (fogo), e ele foi conhecido pelos povos brasileiros muito antes da chegada dos europeus.

Na série A Bandeira do Elefante e da Arara aparece uma versão desta criatura famosa. Este Boitatá sai apenas de noite; durante o dia ele se esconde no fundo de lagos e rios. Chamas azuis cobrem o seu corpo–chamas que queimam a carne de qualquer um que se aproxima, mas que não fazem dano alguma à vida vegetal.

Quando alguém chega perto o suficiente do bicho para enxergar através das chamas (uma manobra não aconselhável!), eles percebem que as escamas do bicho brilham com muitas cores, como o arco-íris que aparece na névoa de uma cachoeira.

Esferas de fogo queimam no lugar dos seus olhos, e qualquer um que fita aqueles olhos terríveis vai à loucura.

(Ilustração – Carolina Mylius)

Mensagens postadas

  1. A Bandeira do Elefante e da Arara » A Batalha do Boitatá

    […] imagem espetacular do Boitatá, criada por Carolina Mylius, é apenas um gostinho de um novo projeto relacionado à série A […]

    reply
  2. Iran Jr

    Sou facinado por lendas e personagens folcloricos brasileiros, já possuo o meu livro e a história é uma das melhores que li nestes ultimos anos. Estou esperando as novas aventuras com muita anciedade. Bom trabalho Christopher Kastensmidt!

    reply
  3. Ana

    Nossa, muito linda a imagem e a ideia, parabéns, admirando cada vez mais nossa mitologia.

    reply
  4. joao

    oi galera eu faso videos no youtube

    reply
  5. joao

    kikikikkikkkkkkkkk

    e nao se esquesao da like e vavorito isso ajuda muito

    reply
  6. A Bandeira do Elefante e da Arara » Dragão Africano

    […] Não é atoa que a ligação entre Gerard e Oludara acontece por causa de duas serpentes: o Boitatá e o Dragão […]

    reply
  7. Sprite

    Hola Yasmin,Que bueno que mi mensaje quedo ayer, sabes que no podia eatnrr a la pe1gina, intente durante muchas horas y nada en un momento entro y cuando quise publicar el mensaje se cayo de nuevo no se9 que paso, pero te aviso de todas formas!! decia error en pagina era lo unico que se veia y eso que dices de las tourtus, es cierto, la mia siempre se subia arriba de la otra, lo unico malo es que cuando la me1s grande (que era gigante) queria subir en la otra que tenia menos de la mitad de su tamaf1o, siempre se caia y a veces estaba toda la tarde intentandolo, jaja eran mi entretencif3n los fines de semana!Besos.

    reply

Participe da discussão