Caravela

Em “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”, Gerard fala da sua viagem de caravela da Europa até o Brasil.

A caravela é um navio com uma história impressionante. Foi utilizada pelos portugueses do século XV até o século XVIII! Porém, seu formato evoluiu bastante ao longo destes anos.

A construção da caravela foi inspirada em navios do Oriente Médio. As primeiras caravelas tinham dimensões de 20×6 metros e deslocamento (massa) de umas 50 toneladas. Estas caravelas utilizavam dois ou três mastros com velas latinas que as deixaram a navegar contra o vento. Seu pequeno porte e agilidade deram as caravelas uma grade vantagem, e elas foram muitas vezes utilizadas para transporte e exploração antes de mandar navios maiores de carga como o galeão.

Esse navio versátil ajudou a elevar Portugal ao nível de potência mundial no século XV.

 

(Imagem: Marinha do Brasil)

Versões posteriores combinaram três velas latinas com um mastro frontal de duas velas redondas (velas quadradas que se arredondavam com o vento).  As dimensões aumentaram para 30 metros de comprimento e um deslocamento de 150 toneladas.  Este novo navio ficou conhecido como “caravela redonda”.  As velas quadradas aumentaram a velocidade, enquanto o aumento do tamanho permitiu a adição de canhões.  Os navios passaram a valer tanto para combate quanto para transporte e exploração.

Caravela

(Imagem: Livro de Lisuarte de Abreu – século XVI)

 

Participe da discussão