O Autor

av_olfDizem que quando Christopher Kastensmidt nasceu na cidade de Houston, Texas, as palavras do médico foram: “Houston, temos um problema!”

Christopher cresceu e estudou nos EUA, mas eventualmente encontrou seu lugar no Brasil.  Ele deixou um trabalho altamente remunerado de engenheiro na Califórnia para se juntar com uma empresa de games em Porto Alegre, na época sem faturamento.  A maioria das pessoas o achou meio estranho por aprontar uma coisa dessas, mas até hoje não existe prova definitiva da sua loucura.

No final, deu tudo certo.  Ele trabalhou dez anos como sócio-diretor da empresa gaúcha de games Southlogic Studios, onde ele negociou dezenas de contratos com empresas estrangeiras e participou da criação de mais de trinta games nos cargos de diretor criativo, game designer, produtor, roteirista e outros.  Ele trabalhou algum tempo como Coordenador de Estúdio e Diretor Criativo da Ubisoft Brasil, mas hoje em dia ele escreve, dá aulas na UniRitter e palestra dentro e fora do Brasil sobre narrativas, games, letramento digital e criatividade.

Ao longo desta jornada, ele conheceu sua esposa Fernanda e eles tiveram um menino que se chama Lynx.

Christopher começou a inventar histórias antes mesmo de escrever, quando recebeu um gravador de fita cassete, mas só começou a publicar profissionalmente a sua ficção em 2005. Desde então, as histórias e poemas do Christopher já foram publicados em quatorze países (dez idiomas), e ele foi finalista do Prêmio Nebula, o “Oscar” da literatura fantástica, em 2011 e finalista do Prêmio Argos, dado pelo Clube de Leitores de Ficção Científica, em 2014. Christopher gasta muitas horas voluntárias na organização da Odisseia de Literatura Fantástica, evento anual que ele ajudou a fundar.

A série A Bandeira do Elefante e da Arara vem da sua paixão pela história e cultura brasileira.

Se você gostaria de entrar em contato com o autor, ele pode ser encontrado no e-mail na imagem abaixo: (sem link para evitar spam)

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Honras

• Finalista, Prêmio Nebula (EUA) de 2011, Melhor Noveleta
• Vencedor, Prêmio Realms of Fantasy (EUA) de 2011, Melhor História
• Trofeu Vasco Prado, 14ª Jornada de Literatura, Passo Fundo, 2011
• Amigos do Livro de 2014 pela co-idealização da Odisseia de Literatura Fantástica
• Homenagem Mondo Estronho de 2014 pela co-idealização da Odisseia de Literatura Fantástica
• Finalista, Prêmio Argos de 2014, Melhor História Curta
• Finalista, Prêmio AGES de 2015, Livro do Ano – Categoria Especial
• Patrono, Feira do Livro da EEEF Mané Garrincha, 2015
• Autor Homenageado, XX Feira do Livro da EMEF Vila Monte Cristo, 2015
• Livro do Mês, Passo Fundo – Capital Nacional da Literatura, maio de 2016
• Finalista, Prêmio AGES de 2017, Livro do Ano – Categoria Juvenil

Bibliografia completa de ficção

Romance
o A Bandeira do Elefante e da Arara, Devir Livraria, 2016

Graphic Novel
o A Bandeira do Elefante e da Arara: O Encontro Fortuito, illustrações por Carolina Mylius, Devir Livraria, 2014

Série de noveletas – A Bandeira do Elefante e da Arara

Edições em inglês: The Elephant and Macaw Banner
The Dolorous Birthing (livro 9), junho de 2017
A Minacious Appearance (livro 8), abril de 2017
A Torrential Complication (livro 7), dezembro de 2016
A Tumultuous Convergence (livro 6), abril de 2016
A Preposterous Plight (livro 5), março de 2016
An Inauspicious Visit (livro 4), fevereiro de 2016
The Discommodious Wedding (livro 3), julho de 2015
A Parlous Battle (livro 2), julho de 2015
The Fortuitous Meeting (livro 1), julho de 2015

Edições em chinês (publicadas pela Douban Read): 雨林旧事
• 崎岖良缘 (#3), novembro de 2016
• 背水一战 (#2), novembro de 2016
• 不期而遇 (#1), novembro de 2016

Edições em espanhol (publicadas pela Sportula): La Enseña del Elefante e el Guacamayo
Confrontación Peligrosa (#2), (em breve – outubro de 2017)
Encuentro Fortuito (#1), (abril de 2017)

Revistas em quadrinhos – Starlit Adventures
Publicadas em chinês, inglês, espanhol e português:
A Raíz do Problema, illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015
Este Pássaro é Quente, illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015
Pedras Pelo Caminho , illustrações por Cássio Yoshiyaki, novembro de 2015

Livros curtos
The Faery Taile Project Book One, com Jim C. Hines, EUA, novembro de 2008

Ficção curta
• “As Águias de Dois e Meio”, Crimes Fantásticos, junho de 2017
• “As Câmaras”, Tu, Frankenstein, novembro de 2014
• “Matar solidão a grito”, clicRBS, outubro de 2013
• “Fermentação”, Zero Hora, outubro de 2013
Reeditado como “Fermentation”, Daily Science Fiction (EUA), fevereiro de 2014
• “Um Pedaço de Madeira, uma Planície de Poeira” , Mundos Distantes, agosto de 2013
• “A Copa dos Mitos” , Brasil Fantástico, agosto de 2013
________Finalista do Prêmio Argos para Melhor Conto.
• “O Desconveniente Casamento de Oludara e Arani” , Duplo Fantasia Heroica 3, Devir Livraria. setembro de 2012
• “A Joia de Évora” , Ficção de Polpa: Aventura, dezembro de 2012
• “Hidalgo Vile and his Damn Monkeys”, Andromeda Spaceways Inflight Magazine (Austrália) #56, setembro de 2012
• “Geniuses”, Daily Science Fiction (EUA), novembro de 2011
________Reeditado em Rocket Dragons Ignite: Daily Science Fiction Year Two (EUA), 2013
• “A Batalha Temerária contra o Capelobo” , Duplo Fantasia Heroica 2, Devir LIvraria. agosto de 2011
________Reeditado como “Zuřivý boj Gerarda a Olundary s Capelobem” (República Tcheca), Pevnost, agosto de 2013
________Reeditado como “Lupta crâncenă împotriva monstrului Capelobo” (Romênia), Revistă Societatea Romana de Science Fiction si Fantasy, julho de 2014
• “Cada história tem…” , Sagas 3, agosto de 2011
• “Dragon Dreams on Cardboard Wings and Tiny Scraps of Yellow”, Daily Science Fiction (EUA), novembro de 2010
________Reeditado em: Not Just Rockets and Robots: Daily Science Fiction Year One (EUA), setembro de 2012
• “The Fortuitous Meeting of Gerard van Oost and Oludara”, Realms of Fantasy (EUA), abril de 2010
________Finalista do Prêmio Nebula na categoria Melhor Noveleta
________Vencedor do Prêmio Realms of Fantasy Reader´s Award na categoria Melhor História
________Reeditado como “O Encontro Fortuito de Gerard van Oost e Oludara”, Duplo Fantasia Heroica, Devir Livraria. dezembro de 2010
________Reprinted (audio) in StarShipSofa (Inglaterra) #180, March 16, 2011
________Reeditado como “Osudové setkání Oludary a Gerarda van Oosta” (República Tcheca), Pevnost, April 2012
________Reeditado como “Întâlnirea întâmplătoare a lui Gerard van Oost cu Oludara” (Romênia), Revistă de Science Fiction şi Fantasy românesc: proză, arte vizuale, critică şi teorie literară, julho de 2012
________Reeditado como “De Fortuinlijke Ontmoeting van Gerard van Oost en Oludara” (Holanda), SF Terra, julho de 2014
• “The Creation of God”, Burst (EUA), verão2008
• “Sky Dive”, Spaceports & Spidersilk (EUA) Vol 1.2, junho de 2008
• “Kroop and the Master of Games”, Beyond Centauri (EUA), janeiro de 2009
• “The Master’s Eggs”, Third Order (EUA), junho de 2008
• “The Perfect Couple”, Every Day Fiction (Canadá), 10 de dezembro de 2007
• “Between the ‘Sheets’”, Every Day Fiction (Canadá), 24 de setembro de 2007
________Reeditado em The Best of Every Day Fiction (Canadá), dezembro de 2008
• “Heart to Heart”, From the Asylum (EUA), Feb 2007
________Reeditado em Drabblecast (EUA) (áudio), #49, 30 de janeiro de 2008
• “Even Dragons Dance”, Forgotten Worlds (Escócia), #6, novembro de 2006
________Reeditado em: Universe Pathways (Grécia), #4, janeiro de 2007
________Reeditado como “Nawet smoki tańczą” (Polônia), Nowa Fantastyka, março de 2007
________Reeditado em Dragons, Knights, & Angels (EUA), 45, junho de 2007
________Reeditado como “Ακόμα και οι δράκοι χορεύουν” (Grécia), Συμπαντικές Διαδρομές, #10, dezembro de 2007
________Reeditado como “I draci tancují” (República Tcheca), Pevnost, #2, fevereiro de 2008
________Reeditado como “Selv drager danser” (Dinamarca), Himmelskibet, #17, julho de 2008
• “Wizard’s Study”, Beyond Centauri (EUA), IV.1, julho de 2006
• “Daddy’s Little Boy”, Deep Magic (EUA), #41, outubro de 2005
________Reeditado como “Ukochany synek” (Polônia), Nowa Fantastyka, março de 2006

Prefácios
o Dionísio, de Jerri Dias e Pedro Zimmermann, AVEC Editora. 2015
o Famintos, de Leon Nunes, Projeto Passo Fundo. 2014
o Passado Imperfeitos, vários autores, Editora Argonatuas. 2012

Versões (português para inglês)
o “Act of Extermination”, by Cirilo S. Lemos, The Mammoth Book of Dieselpunk (Running Press), julho de 2015
o “The Other Bank of the River”, de Camila Fernandes, Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #39, maio de 2014
o “By a Thread”, de Flávio Medeiros Jr., Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #27, março de 2012
o “Story with Pictures and Conversation”, de Brontops Baruq, Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (EUA), #26, janeiro de 2012
Longas-metragens:
o Os Senhores da Guerra, de Tabajara Ruas, 2014

Produção de games

o Starlit Adventures (iOS, Android, PlayStation Vita, 2015), Desenvolvedora: Rockhead Games, Publicadora: Rockhead Games, – Escritor
o Gone Amazon (Facebook, 2010), Desenvolvedora: Ubisoft Porto Alegre, Publicadora: Ubisoft – Diretor criativo, Game design, Textos
o Imagine Party Planner (Nintendo DS, 2009), Desenvolvedora: Ubisoft Porto Alegre, Publicadora: Ubisoft, – Roteiro
o Imagine Wedding Designer (Nintendo DS, 2008), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Ubisoft – Original concept, Game design, Produtor interno, Textos
o Deer Hunter Tournament (Windows PC, Xbox 360, 2008), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari, – Game design, Produtor interno, Escritor
o Wordscape Online Party (Windows PC, 2007), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: iWin – Produtor interno
o Boggle (Windows PC, 2007), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: iWin – Produtor interno
o Kellogg’s Football Tigers (Windows PC, 2006), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Kellogg’s/Microtime – Produtor interno
o Deer Hunter 2005 (Windows PC, 2004), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno
o Deer Hunter 2004 (Windows PC, 2003), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno, Teste
o Trophy Hunter 2003 (Windows PC, 2002), Desenvolvedora: Southlogic Studios, Publicadora: Infogrames/Atari – Game design, Lead designer, Produtor interno, Teste

Gestão de conteúdos terceirizados – produtor associado (Southlogic Studios)
o Dark Sector (Xbox 360, Playstation 3, 2008), Desenvolvedora: Digital Extremes, Publicadora: D3
o Dora the Explorer: Dora Saves the Mermaids (PlayStation 2, 2008), Desenvolvedora: Totally Games, Publicadora: 2K Kids
o Flushed Away (Playstation 2, GameCube, 2006),Desenvolvedora: Vicious Cycle, Publicadora: D3
o Xiaolin Showdown (Xbox, 2006), Desenvolvedora: BottleRocket, Publicadora: Konami
o Scooby Doo: Who’s Watching Who? (Playstation Portable, 2006), Desenvolvedora: Savage Entertainment, Publicadora: THQ
o Hummer Badlands (Xbox, Playstation 2, 2006), Desenvolvedora: Eutechnyx, Publicadora: Global Star
o Curious George (GameCube, Xbox, Playstation 2, Windows PC, 2006), Desenvolvedora: Monkey Bar Games, Publicadora: Global Star
o Dora the Explorer: Journey to the Purple Planet (GameCube, Playstation 2, 2005), Desenvolvedora: Monkey Bar Games, Publicadora: Global Star/Take 2 Interactive
o “Crime Scene” (2004) (Game que aparece dentro do filme Meu Tio Matou um Cara), Desenvolvedora: Southlogic Studios/Casa de Cinema, Publicadora: Fox Films

Consultoria técnica (Intel Corp.)
o Pluft, O Fantasminha (Windows PC, 2000), Desenvolvedora: Z-Movie, Publicadora: Z-Movie
o Indiana Jones and the Infernal Machine (Windows PC, 1999), Desenvolvedora: LucasArts, Publicadora: LucasArts
o Blackout (Windows PC, 1999), Desenvolvedora: Trend, Publicadora: Trend
o Grim Fandango (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: LucasArts, Publicadora: LucasArts
o Calculando (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Byte & Brothers, Publicadora: Byte & Brothers
o Aprenda Futebol com Zico (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Micropower, Publicadora: Micropower
o Lucas Viaja no Tempo (Windows PC, 1998), Desenvolvedora: Z-Movie, Publicadora: Z-Movie
o Wing Commander: Prophecy (Windows PC, 1997), Desenvolvedora: ORIGIN, Publicadora: Electronic Arts

Bibliografia de não-ficção

Livros didáticos
• KASTENSMIDT, C., Infraestrutura, Projetos e Multimidia, vol. 1, Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais, SENAI, BRASIL, 2013
• KASTENSMIDT, C., Projetos de Jogos Digitais, Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais, SENAI, BRASIL, 2013

Artigos acadêmicos
• KASTENSMIDT, C., “O Roteirista de Mídias e a Sala de Aula: Observações e Apontamentos”, Literatura em Debate (URI/FW), Frederico Westphalen, BRASIL, 2017
• KASTENSMIDT, C., “The Formation of a Multimedia Reader-Writer”, Álabe – Revista de Investigación sobre Lectura y Escritura (Universidad de Almería), Almería, ESPAÑA, 2017
• KASTENSMIDT, C.; GALVÃO IGNÁCIO RAMOS DE SILVA, L.; LANGLOIS, P., “Projeto Tecendo Histórias, Traçando Idéias 2014”, Sustentabilidade, ciência e ética: responsabilidade ambiental, social, econômica e cultural / XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-graduação. – Porto Alegre, BRASIL, 2015
• KASTENSMIDT, C., “Simone Saueressig and the Indigenous Fantasy Epic”, Foundation: The International Review of Science Fiction, #121, Liverpool, REINO UNIDO, outubro de 2015
• KASTENSMIDT, C., “Simone Saueressig and the Indigenous Fantasy Epic”, Loncon 3, the 72nd World Science Fiction Convention, Londres, REINO UNIDO, 2014
• KASTENSMIDT, C., “Apontamentos para o Estudo de Adaptações de Jogos Digitais”, Revista Translatio, No. 6, 2013.
• KASTENSMIDT, C., “From Brazilian folklore to speculative fiction: three recent approaches to integrating mythical characters”, LoneStarCon3, the 71st World Science Fiction Convention, San Antonio, ESTADOS UNIDOS, 2013
• KASTENSMIDT, C., “O novo paradigma em controladores de videogames: a remoção da prótese”, Anais do V Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia (Gamepad V), Novo Hamburgo, BRASIL, 2012
• KASTENSMIDT, C., “Os Impactos das Tecnologias nas Narrativas de Videogames: As Primeiras Décadas”, Anais do IV Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia (Gamepad IV), Novo Hamburgo, BRASIL, 2011
• KASTENSMIDT, C., “Tecnologias de contato: os impactos das plataformas dos jogos digitais na jogabilidade social”, Masters Thesis (dissertação), Social Communication departmente, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), BRASIL, 2011.
• KASTENSMIDT, C., “Ubiquidade de Jogos Digitais”, Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom 2010, Caxias do Sul, BRASIL, 2010.
• KASTENSMIDT, C., “Os Impactos das Tecnologias dos Jogos Digitais Multijogadores na Jogabilidade Social”, Sessões do Imaginário, Vol. 1, No. 23, BRASIL, 2010
• KASTENSMIDT, C., “The Communication Channels of Farmville”, Anais do IX Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2010), Florianópolis, BRASIL, 2010
• KASTENSMIDT, C.; ROGERS, D., “Game Developers from Non-Traditional Countries and the U.S. Retail Market: Market Description and Publisher Survey”, III Workshop Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (WJogos), Curitiba, BRASIL, 2004
• KASTENSMIDT, C., “An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time”, III Congresso Internacional de Tecnologia e Inovacao em Jogos para Computadores (in2Games), Curitiba, BRASIL, 2004
• DEWES, M.; KASTENSMIDT, C.; FRACASSO, E. “Características de Firmas Exportadoras de Jogos Eletrônicos”, Anais do XXVIII Encontro da ANPAD (EnANPAD), Curitiba, BRASIL, 2004
• KASTENSMIDT, C., “An Efficient Solution for Controlling a Large Number of Independent, Command-Driven Units in Real-Time”, Scientia, 15.02 (2004):127-131, BRASIL, 2004

White papers
• KASTENSMIDT, C., “Optimizing Floating-Point Intensive Code for the Pentium Pro and Pentium II Processors”, Intel Developer Services, 1997
• KASTENSMIDT, C., “Using the RDTSC Instruction for Performance Monitoring”, Intel Developer Services, 1997

Organizações e associações

• Co-idealizador e co-organizador da Odisseia de Literatura Fantástica (4 edições)
• Idealizador e co-organizador do Concurso Hydra (3 edições)
• Sócio, Associação dos Escritores de Ficção Científica e Fantasia dos Estados Unidos (SFWA)
• Sócio, Associação Gaúcha de Escritores
• Sócio, Codex
• Sócio, Clube de Leitores de Ficção Científica